CDS: "Alguma coisa fica por explicar" na execução orçamental
"Há alguma coisa que fica por explicar quando o Governo por um lado anuncia uma execução histórica do Orçamento do Estado e, portanto, um resultado muito bom na perspectiva do Governo e, por outro lado vemos notícias todos os dias na comunicação social dizendo que os ministérios não têm já meios para pagar aos funcionários", afirmou a deputada do CDS-PP Assunção Cristas, em declarações à Lusa.
Segundo uma fonte governamental, o Governo vai apresentar uma melhoria de cerca de 1.750 milhões de euros nas contas da administração central e segurança social na sua execução orçamental do primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2010, disse à Lusa fonte governamental.
Insistindo que a contradição entre os dados anunciados e as notícias que dão conta que os ministérios estão a reter IRS que não entregam ao ministério das Finanças e que empresas públicas atrasam os pagamentos a fornecedores e que se queixam de falta de recursos, Assunção Cristas sustentou que parece que "alguma coisa do ponto de vista do funcionamento das finanças que não está a funcionar bem".
A deputada do CDS-PP remeteu mais comentários sobre os dados da execução orçamental para a próxima semana, altura em que os dados serão publicados na íntegra pela direcção-geral do Orçamento.
"O passado já mostrou que muitas vezes não há coincidência total entre aquilo que é anunciado e o que é publicado pela direcção-geral do Orçamento", argumentou.